O Reaparelhamento Naval Brasileiro na Primeira Década do Século XX: A Era Dreadnought

Publicado em 12/10/2006

REAPARELHAMENTO NAVAL BRASILEIRO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX: A ERA DREADNOUGHT.

OS PLANOS DE 1904 E 1906

RIO DE JANEIRO

2006


INTRODUÇÃO

No início do século XX o Brasil dispunha de um Poder Naval bastante deficiente e que não atendida às suas necessidades de segurança no mar. O Arsenal de Marinha era seu único estabelecimento de reparos e de estacionamento de navios. No ano de 1903, a Esquadra brasileira não dispunha de mais do que dez navios de guerra com valor militar com que se pudesse contar. Fazia-se necessário, então, apesar das dificuldades financeiras, que desde então já nos acompanhavam, que medidas de caráter emergencial fossem tomadas, a fim de manter a capacidade combativa do país.


CONTEXTO HISTÓRICO MUNDIAL

O século XIX foi marcado por grandes mudanças no cenário político mundial. Na Europa, temos a formação do Reino Unido (1801), a unificação da Alemanha (1871) e da Itália (1861), a independência da Grécia e a de outros países no Leste europeu. Além disso, muitos países iniciaram a sua Revolução Industrial, Estados Unidos um deles.

Muitas guerras também ocorreram, como a Franco-Prussiana (1870-71), a Sino-Japonesa (1894-95), a Guerra Civil Americana (1861-65) e, a que mais importa para nós, a Guerra da Tríplice Aliança (1864-70), envolvendo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Impulsionada pela Revolução Industrial, iniciada pela Inglaterra ainda no século…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.