O Negro no Brasil

Publicado em 23/11/2003

O NEGRO NO BRASIL


A discriminação e exploração do negro no Brasil vem desde o Brasil-colônia e está a mostra de toda a sociedade brasileira. Podemos destacar a exploração da mulher negra àquela época, fortemente presente. Era tratada como objeto de prazer, era vista pelos senhores de engenho como prova de virilidade e emancipação sexual do seu filho adolescente, objeto excêntrico de desejos. Para ela, o desejo do seu senhor representava uma forma de ascensão social.

Com a escassez de mão–de-obra branca o negro passa a exercer funções específicas

Após longo período de escravidão no Brasil, surge o movimento para libertação dos escravos que se intensifica a partir da guerra do Paraguai, onde milhares de negros foram utilizados nas frentes de batalhas. Anos mais tarde, o exército assumiu a defesa da abolição e se negou a perseguir os negros que fugiam. A Inglaterra também exerceu grande pressão sobre o Brasil para a libertação do negro uma vez que o Brasil era o único país americano que mantinha a escravidão. Depois de fortes pressões o governo imperial decretou algumas leis abolicionistas, quais sejam: a Lei do Ventre Livre, Lei do Sexagenário e Lei Áurea.

Apesar de ter alcançado a igualdade jurídica com a abolição, manteve-se a desigualdade econômica e social entre brancos e negros, e a velha ideologia que destacava bem a diferença entre os dois e reservava ao negro uma posição de submissão.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.