O Mundo Feminino no Brasil Colônia

Publicado em 22/04/2003

"Silvio Romero, recordando seu tempo de menino num engenho do Norte, disse uma vez que nunca viu rezar tanto quanto a escrava Antônia, sua mãe negra. Ela é que o fizera religioso(...) Outros brasileiros, da geração de Sílvio, poderiam dizer o mesmo. O próprio Joaquim Nabuco terá porventura aprendido com a sua velha ama negra de Maçagana o padre-nosso que, no fim da vida, voltou a rezar na Igreja do Oratório em Londres".(Freyre, 1963:395)

A dominação do homem europeu sobre o negro encontrou fundamentação ideológica na Igreja, pois o clero português apoiou as investidas contra os povos africanos e, até mesmo vários papas escreveram cartas dando seu consentimento ao reino português para efetivar a escravidão.

A Bíblia foi para o povo negro muito mais uma inimiga do que uma aliada, significando uma ferida por ter sido usada com instrumento de legitimação de dominação, escravidão e racismo. Foi utilizada para justificar o poder dos senhores que tinham sua liberdade sustentada pelo trabalho escravo. Esse poder procurou extinguir a liberdade, a dignidade, a identidade do povo negro e a fé.

A mulher negra sempre foi usada como objeto sexual pelos detentores desse poder. E a Igreja afirmava que a escrava induzia muito mais ao pecado do que qualquer outra mulher.

Numa sociedade essencialmente machista, a mulher era discriminada pelo simples fato de ser mulher, e a negra a agravante de ser escrava.

Sexualidade

A mulher escrava era submetida a diversas modalidades de abusos (sexuais, masoquistas) desde a sua infância. A criança escrava era tratada como se fosse um brinquedo, sofrendo todas as maldades possíveis e imagináveis…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.