O Mundo Feminino no Brasil Colônia

Publicado em 22/04/2003

Logo, não podemos negar a ação educativa da religião sobre os africanos.

"A catequese era a primeira fervura que sofria a massa de negros, antes de integrar-se na civilização oficialmente cristã aqui formada com elementos tão diversos". (FREYRE, 1963:398)

Alguns autores mostram que muitos escravos fugidos das senzalas propagavam entre os indígenas, antes de qualquer missionário, a língua portuguesa e a religião católica.

"Roquete pinto foi encontrar evidências, entre as populações do Brasil central, da ação europeizante de negros quilombolas". (FREYRE, 1963:336)

Trabalho

Os negros estavam presentes tanto no campo como nas cidades. Os que não eram do eito8, ou do engenho, trabalhavam na casa do senhor de engenho nos serviços domésticos. Nas cidades, além das escravas absorvidas pelo trabalho doméstico, eram também exploradas como negras de ganho.

Havia uma relação estética na compra de escravas para o trabalho doméstico. As negras de pele mais clara, corpo perfeito e com melhor aparência eram admitidas dentro da casa grande. Exerciam diversas funções, como as de mucama, cozinheira, arrumadeira, costureiras, lavadeiras, amas de leite e objeto sexual do senhor de engenho. Apesar de existir uma ligação mais forte com o mundo da casa grande, essas mulheres enfrentavam os constantes castigos das sinhás; a crueldade das crianças que desde cedo começavam a maltratar os escravos e até mesmo o sadismo de seus senhores ou visitantes que se hospedavam na casa. Mesmo assim, ainda possuíam melhores condições de vida, em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.