O IHGB e o Centenário da Independência (1922)

Publicado em 24/04/2006

O IHGB E A COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (1922)


Fundado em 1838/39 o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) nos domínios monárquicos do imperador Dom Pedro I, o IHGB tinha por objetivo dar identidade e buscar a gênese da nação brasileira. Buscar através dos historiadores e dos geógrafos a sedimentação do corpo da memória nacional e também legitimar o poder do imperador do Brasil, que se tornara há pouco Independente.

Único centro de estudos históricos brasileiro até 1931/1933, o IHGB teve crucial importância em vários momentos da história do país. O IHGB tinha a função de construir o passado dando forma ao tempo: fatos e homens memoráveis, datas célebres; enfim era preciso definir o que deveria ser incorporado à tradição nacional, organizar e interpretar os acontecimentos brasileiros, tendo como base os estudos das três raças formadoras da nacionalidade, mas nota-se uma visível dedicação no aprofundamento do estudo da atuação dos portugueses no período colonial.

Inicialmente o IHGB era composto de 50 sócios; 25 historiadores e 25 geógrafos. No ano de 1854 ocorreram algumas mudanças para que houvesse uma maior organização no interior do Instituto, como por exemplo: supressão das promessas de cursos públicos de História e Geografia, modificação do quadro social, continuando a ser de cinqüenta o número de sócios efetivos sem classificação de seção, estabelecimento da classe de presidentes honorários, títulos que apenas caberiam aos príncipes da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.