O Contexto Histórico da Constituição Política do Império no Brasil

Publicado em 17/09/2006

1.1 NAPOLEÃO BONAPARTE E O BLOQUEIO CONTINENTAL

"Hei de governar de acordo com o bem geral, não de acordo com a vontade geral, que muitas vezes não enxerga bem todos os problemas."(1)

Napoleão Bonaparte, com o Golpe de 18 Brumário do Ano VII da República (2), assumiu o poder em uma França há pouco saída da Revolução Francesa. Ele, então, formou um novo governo, o qual chamou Consulado, tornando-se Primeiro Cônsul .

Aos poucos, Napoleão trouxe para si todos os poderes a ele possíveis. Em 1802, foi proclamado Primeiro-Cônsul Vitalício da França, o que significou, na prática, a "instituição de um regime monárquico"(3). Em 1804, através de plebiscito, o povo francês concedeu-lhe o título de Imperador da França (4).

Napoleão praticava uma política expansionista. Os soldados franceses, pouco a pouco, foram dominando grande parte da Europa:

"Napoleão mudava então o mapa da Europa. Acreditava que 'o objetivo da guerra é a vitória, o objetivo da vitória é a conquista, e o objetivo da conquista é a ocupação'". (5)

A Inglaterra era a mais poderosa concorrente na disputa pelo controle da hegemonia mundial da época. Consciente de que não poderia desafiar a supremacia naval inglesa, Napoleão decretou, em 1806, o Bloqueio Continental dos Portos. Deste modo, ele impedia que qualquer país europeu realizasse operações comerciais com a Inglaterra. "Com essa medida, procurava isolar a Inglaterra do continente europeu e estrangular a economia inglesa" . (6)

Portugal era extremamente dependente da Inglaterra em termos econômicos. Porém, ao mesmo tempo, temia por uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.