O Abolicionismo

Publicado em 21/08/2014

 

É no capítulo nono que Nabuco vai se dedicar a analisar detalhadamente o Tráfico de africanos. Tornando-se ilegal a partir de 1831, os mercadores do Brasil não mediram esforços para continuar com seus negócios, burlando até mesmo a fiscalização inglesa e o cumprimento do Bill Aberdeen de 1845, em nome de um discurso nacionalista. Essa ilegalidade do tráfico já ilegalizava também a própria escravidão, pois se cessado o tráfico, mesmo em 1831, a substituição paulatina e progressiva de mão de obra escrava seria possível. Mas Nabuco afirma que após a ilegalidade do tráfico até sua extinção, um milhão de africanos foram trazidos ao Brasil. E mais, Nabuco, calculando a vida útil de um escravo, conclui que, uma vez que o tráfico fora ilegal desde 1831, em uma geração só haveria escravos os nascidos no país, e com a lei de 1871, todos seriam libertos, já que os demais já estavam na ilegalidade e já deveriam ser considerados libertos os que aqui chegaram após 1831. Desta forma, em 1871, o que mais havia eram escravos em condição de criminalidade, trazidos na ilegalidade.

 

E é a partir do capítulo XI que Nabuco segue com uma análise mais sociológica do regime escravo e todas as suas propriedades na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.