Mulheres Espancadas: a Violência Mora Dentro de Casa

Publicado em 18/08/2005

No Brasil, iniciativas de libertação das mulheres tiveram lugar desde o primeiro protesto de Nísia Floresta na década de 1830, através de uma imprensa feminina, cujo primeiro periódico, O Jornal das Senhoras, data de 1852. Algumas mulheres, mais moderadas nas suas reivindicações, enfatizavam a importância da educação da mulher, lembrando o seu papel de mãe, ou por uma "questão de requinte espiritual". Outras mais incisivas defendiam-na como recurso para o alcance da independência econômica, também, acentuando a relevância dos direitos civis e políticos, chegando algumas a defender o divórcio e a questionar a questão da sexualidade e da dupla moral vigente.

Assim, mulheres brasileiras, como àquelas da Europa e dos Estados Unidos reclamavam direitos, reagindo contra a condição a que estavam submetidas. Porém a trilha para as mulheres seria espinhosa. Autoridades, políticos em geral e juristas negavam-se a considerar positivamente as pretensões de autonomia feminina, apelando para tais convicções e para os prejuízos acarretados à família, já que este era visto como o seu espaço prioritário. Buscaram, dessa forma, limitar as mulheres nas suas ações, desejos e emoções, naturalizando determinações histórica e socialmente estabelecidas. Representavam-nas como masculinizadas, feias, despeitadas e, mesmo, amorais; no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.