Monografia: A imagem no ensino de História

Publicado em 25/01/2009

Rapidamente, os grandes centros urbanos da época ficaram repletos de daguerreótipos, a ponto de vários pintores figurativos como Dellaroche, exclamarem com desespero: "a pintura morreu" então nessa efervescência cultural foi gerado o impressionismo que apesar de um grande invento nasce uma necessidade de aperfeiçoar a obra que demonstrava imagens muito difusas devido ao seu fundo polido do cobre motivando novas tentativas com a utilização da fotografia sobre o papel.

 

figura



Fonte: KUBRUSLY, 1994
Figura 03: Câmara de daguerreotipia

Por volta de 1824 chega ao Brasil Antoine Hercules Romald Florence francês que durante 50 anos viveu na vila de São Carlos, vindo morrer em 1879, na então já chamada Campinas.

Em 1830 avistando a grande necessidade de uma oficina impressora Florence inventa seu próprio meio de impressão, a Polygraphie como chamou, onde usava a luz solar seguindo a meta de reprodução, mesmo isolado dos seus contemporâneos europeus Florence obteve um resultado fotográfico em 1833 quando ele através da câmara escura com uma chapa de vidro usa um papel sensibilizado para impressão por contato, assim surge à primeira fotografia no Brasil.

Enquanto na Inglaterra o cientista aficionado Willian Henry Fox-Talbot (1800-1877) constrói uma câmara de Madeira de aproximadamente 6,3cm², na qual precisava de ¾ de hora para carregar a imagem que por…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.