Marketing Político

Publicado em 11/06/2006

Marketing Político


"... Marketing Político: não é e não pode ser confundido com propaganda".

1. Introdução

Este texto tem por objetivo fundamentar alguns conceitos de Marketing Político, explicar sua importância, seus fundamentos e seus reais campos e situações de aplicação.

Serão abordados alguns conceitos básicos da comunicação a fim de embasar algumas argumentações apresentadas sobre o papel das relações públicas no marketing político.

Duas campanhas políticas e suas respectivas estratégias de marketing e comunicação servem neste trabalho como objetos de pesquisa, argumentação e comparação.

Permanece, na classe política, um tabu em torno da associação das palavras "marketing" e "política". Tabu esse que gera alguns preconceitos, confusões e que propaga e enraíza, cada vez mais, a idéia de que o marketing político é a deturpação e corrupção da política, posto que nada mais é do que a venda do político em troca do voto, onde, via de regra, o eleitor sai burlado. A embalagem, trabalhada pelo marketing, não reflete o conteúdo. É a vitória da imagem sobre o discurso político.

É interessante notar que "marqueteiros" e políticos produzem discursos quase opostos e contraditórios a respeito do marketing…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.