Marketing Político

Publicado em 11/06/2006

O Presidente Sarney, assumindo o poder após vinte anos de regime militar, subordinou as atividades da comunicação social ao gabinete civil da Presidência, com a função de coordenar a articulação governo/sociedade, especialmente nos assuntos relativos à promoção dos direitos do cidadão. O governo recorreu à publicidade institucional na proporção inversa da queda de sua popularidade com o insucesso do Plano Cruzado. No total das campanhas veiculadas, poucas se deram nos anos de 1985/86, exatamente quando a demanda de informações sobre o novo programa econômico talvez fosse mais necessária.

Durante o governo Collor (1990-1992), a utilização do marketing político foi intensiva desde a campanha eleitoral. O fenômeno da relação entre a necessidade de esclarecimentos sobre o plano econômico e a popularidade presidencial se repetiu durante seu governo. O polêmico e antipopular Plano Collor (1990) foi pouco acompanhado por campanhas institucionais, as campanhas publicitárias recrudesceram quando a inflação voltou a apresentar um crescimento.

A PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DA GESTÃO – Sarney:

Se buscarmos tendências majoritárias no conjunto dos filmetes veiculados durante a gestão Sarney, saltará aos olhos a imagem de um Estado paternalista e democrático, que afasta do caminho os resíduos do autoritarismo para marchar rumo a um futuro de participação plena e bem estar social. Afirmar a existência de um discurso político-ideológico planejado e consciente talvez seja um exagero,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.