Mandonismo, Coronelismo e Clientelismo

Publicado em 13/10/2004

Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discurssão Conceitual

Barbacena – Setembro de 2004


FICHAMENTO

Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discurssão Conceitual.

O autor começa o texto argumentando que as relações políticas entre o poder local e o poder nacional não podem serem resolvidas por meio de discurssões conceituais. O que seria necessário é mais pesquisa de campo. Entretanto ele mostra que a momentos que o acumulo de pesquisas passa a ter rendimentos decrescente porque as idéias começam a girar em roda, neste momento temos que parar e rever conceitos e teorias. Neste momento estamos passando por um momento de imprecisão no que se refere à definição no uso de conceitos básicos como mandonismo, coronelismo, clientelismo, patrimonialismo, e feudalismo. Então o objetivo deste artigo é pedir uma revisão nestes conceitos.Pág.130

Para explicar estes poderes o autor começa citando o trabalho de Victor Nunes conceituando o coronelismo? Segundo suas próprias palavras: "O que procurei examinar foi, sobretudo o sistema. O coronel entrou na analise por ser parte do sistema, mas o que mais me preocupava era o sistema, a estrutura e a maneira pelas quais as relações de poder se desenvolviam na Primeira Republica, a partir do município. (Leal, 1980, p13)".

Nesta concepção o coronelismo é um sistema político, uma complexa rede de relações que vai deste o coronel até o presidente da Republica. Envolvendo uma troca mutua, alem disso segundo Leal o coronelismo tem uma data histórica, surge de um fato político com uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.