Literatura, Moda e Lemas no Contexto da Ditadura Militar

Publicado em 16/06/2004

Lemas do tipo "64 –Vamos continuar" (Cia Ultragaz S/A); "Vamos continuar e vamos trabalhar" (Resistaml Ações Alta Resistência Ltda.) e "64 é o Brasil" (Grupo Votorantim), a elite da sociedade brasileira, através de seus representantes industriais fazem oposição direta ao governo de Jango; o medo de uma "nova" Cuba, do comunismo, da "perda da propriedade" e da "perda da liberdade", entre outros levam estas elites a participarem do planejamento e dão sustentação civil para o golpe.

Estes mesmos medos, além do temor da "dissolução da moral e dos bons costumes", do "ateísmo", levaram a Igreja Católica a persuadir os fiéis a apoiarem de início o regime militar.

2.2 Os que mantiveram o golpe e os que o contestavam

Os chamados "anos de chumbo" desenvolveram-se sob a inspiração da linha dura, do Ato Institucional nº 5 e da ideologia da "segurança nacional". Com Médici no poder, o país passou por uma das mais duras fases de restrição política da História da República.

Em nome do desenvolvimento dizia-se ser necessária a segurança, e por segurança subentendia-se a eliminação de qualquer tipo de oposição.

Os governos militares se propunham a realizar um gigantesco esforço de desenvolvimento, baseado na associação das empresas nacionais com empresas multinacionais. Prometendo estabilidade política ao capital estrangeiro, foram atraídos empréstimos para grandes obras e novos investimentos.

Foi assim que, durante o regime militar, aumentou várias vezes o Produto Interno Bruto (PIB), que é o valor de tudo que se produz…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.