Letramento e Alfabetização – O Que Pensam os Teóricos Alfabetizadores

Publicado em 02/04/2006

ofercer-lhe a oportunidade de viver experiências reais de leitura e escrita dando-lhe um ambiente alfabetizador; trazer para a escola a leitura que está no meio sócio-cultural (as oficinas são importantes).

As tentativas da escrita devem ser estimuladas individualmente, partindo do próprio nome, do jeito que a criança pensa que é.

Daí, a professora aproveitando os jogos, terá condições de em seu planejamento semanal selecionar atividades que tenham real significado.

Mas, o que está em jogo quando se assume o letramento?

Em primeiro lugar, uma escola que assume uma proposta para o letramento precisa alterar as relações não só com o que acontece na sala de aula, mas com todo seu entorno. Oferecer práticas de leitura e de escrita em que os sujeitos encontrem razões para ler e escrever. Assim, não se refere apenas ao uso eventual dessas práticas, mas a algo que se incorpora ao cotidiano dos alunos e que não se esgota no espaço escolar nem nos limites da sala de aula.

Em segundo lugar, a escola precisa encontrar nas teorias sobre leitura e escrita, aportes para um referencial metodológico que oriente o desenvolvimento das habilidades necessárias ao letramento, ou melhor, das habilidades cognitivas que se encontram envolvidas nesse processo. Precisa responder e oferecer condições de atender a seguinte questão: que usos efetivos, reais e concretos os sujeitos precisam dominar para a experiência plena de letramento?

Este é um dos desafios: uma escola que sempre se preocupou em mandar ler e escrever, precisa agora ensinar a ler e a escrever.

Deve do mesmo modo, possibilitar que os professores e demais profissionais da educação envolvidos na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.