Independência do Brasil

Publicado em 30/09/2003

Portugal quanto as Cortes readquiriu um papel-chave na redistribuição de problemas e discurssão das propostas constitucionais.

"As cortes suspenderam a censura vigente, motivando uma volumosa publicação de panfletos , jornais e catecismos políticos de vários autores, sobretudo No Rio de Janeiro e Salvador. A Gazeta do dório de Janeiro e o Correio Braziliense reproduziam longos trechos dos debates constituintes, difundindo-os no Brasil. Periódicos como A Idade de ouro do Brasil, Semanário Cívico de Salvador, Correio do Rio de Janeiro, Reclamação do Brasil, O Espelho, Regulador Brasileiro, Revérbero Constitucional Fluminense, Conciliador do Reino Unido,A Malagueta e outros mais posicionavam-se diante dos fatos recentes , buscando esclarecer ao leitor acerca dos termos dessa nova cultura política; explicavam os conceitos de deputado, constituição, despostimo, representação, monarquia constitucional e etc." (p38)

Todas essas publicações publicação desempenharam um papel crucial ao discutir o separatismo, configurando-o no imaginário político e amplificando assim o debate das Cortes.Porém um texto impresso se opunha a outro, e rivalizavam-se continuamente uns contra os outros, criando assim um clima de rumores constantes e contraditórios que alarmavam a população local, acelerando a marcha dos acontecimentos.

Esses debates acerca do contrato social acontecia em diferentes âmbitos: nas Cortes, Câmaras, opinião pública, imprensa, em cada localidade, nas praças públicas, nas tavernas, boticas, reuniões de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.