Independência do Brasil

Publicado em 30/09/2003

Diante do pressuposto, a permanência em Portugal significaria ser conquistado pelas tropas francesas e, necessariamente, perder o Brasil para a França. Essa transferência da corte para o Rio permitia manter a esperança de reaver o reino, sem o risco de uma fratura no império. Pegando por princípio que salvar o Brasil transformaria salvação do império; relegando a esse segundo plano, Portugal entra em franca decadência. Essa opção pela transferência da corte impediu que a cabeça do império fosse perdida, pois o rei continuava a ser a fonte do pode, evitando assim, essa desintegração do império transoceânico. Analisando por uma outra visão, há uma interposição a necessidade de Portugal relaciona-se com um novo centro de poder – o Rio de Janeiro -, levando enfim as reivindicações do "Vintismo".


3. Riqueza e participação política


"Os negociantes fluminenses e do eixo Sul-Sudeste-centro do Brasil vislumbraram, na instalação da corte, um modo de conciliar sua crescente grandeza econômica com maior participação política".(p22)

Esses negociantes desenvolveram estratégias de aproximação com a realeza, financiando obras públicas, praticando filantropia; comportavam-se como homens de corte, exercendo um autocontrole condizente com a fidalguia. Em contrapartida D. João retribuía tantas atenções e gastos com privilégios, mercês, terras, direitos de exploração ,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.