Império Bizantino

Publicado em 22/04/2003

A educação em Bizâncio era extremamente valorizada, sendo considerada uma virtude e um dever; acreditavam que ela garantia uma superioridade em relação a outros povos, entre os quais os bárbaros, que para eles eram ignorantes.

A base da educação consistia no conhecimento da cultura clássica- língua e literatura do mundo antigo. As instituições educacionais, apesar de terem sofrido algumas alterações permaneceram constantes e nesta a Gramática (uso correto do grego) era preeminente entre as disciplinas.

Por volta dos seis anos o menino iniciava seus estudos com a Gramática (helenização da língua), nela estudava-se além da leitura e da escrita, o conhecimento e o comentário das obras clássicas, principalmente a de Homero.

Aos quatorze anos, o aluno estudava Retórica, que incluía a correção da pronúncia e o estudo de autores como Demóstenes. Após isto se estudava uma terceira ciência - a Filosofia; e as quatro artes – Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. Além dessas, podia-se acrescentar Direito, Medicina e Física.

O grego e o latim foram ensinados até a época de Justiniano, mas este lentamente foi decaindo, no século VII o grego tomara-lhe completamente o lugar. A língua grega dividia-se em um grego vernáculo – que era falado pela plebe bizantina e estava em evolução, ela se baseava na koine ou idioma comum dos tempos helenísticos; e um grego aticizado que se referia ao grego clássico de Tucídides e Demóstenes falado e escrito pela corte e pela classe culta superior.

Por todo o Império se distribuíam…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.