Imperialismo

Publicado em 22/04/2003

2. Por outro lado, o crescimento do consumo de massas nos países metropolitanos origina a "explosão" do mercado de produtos alimentares. Para satisfazer a imensa procura, os estados imperiais «especializam» várias regiões remotas (controladas por colonos brancos) para a produção de produtos alimentares a baixo custo (ex. Uruguai- carne; Argentina – trigo). De igual forma, o sector dos tradicionais produtos tropicais (café, chá, açúcar, cacau, frutos tropicais), em que o ocidente se tornara dependente, sofre um forte impulso. Por fim, importa realçar as áreas "especializadas" na produção de matérias-primas destinadas à máquina industrial européia (ex. Nova Zelândia - produtora quase exclusiva de lã). Esta "especialização" era possibilitada pelos rápidos transportes, que ao encurtarem grandemente o tempo de viagem tornavam os produtos coloniais acessíveis nos mercados centrais. Dá-se, então, a criação das "republicas das bananas": áreas dominadas por colonos brancos e produtores de bens primários para as metrópoles européias. Transformam-se em totais dependências/sucursais da máquina imperialista, ou seja, economias-satélite, que caem na "armadilha da especialização internacional", falhando, por completo, a industrialização. Tudo isto reflete a doutrina oficial vigente ("capitalismo colonizador"), que estabelece o caráter de complementaridade das colônias em relação à "pátria-(mãe)".

3. Finalmente, e talvez em conseqüência dos dois primeiros fatores ("especialização"; novos mercados), a civilização industrial avançada torna-se dependente de produtos exóticos. Isto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.