Imperalismo

Publicado em 22/04/2003

NEOCOLONIALISMO NA ÁFRICA E ÁSIA

Foi extraordinária a violência que se abateu sobre as áreas colonizadas notadamente a África e a Ásia. Trabalho compulsório, recrutamentos, dizimação de populações, torturas, mutilações, incentivo às rivalidades étnicas, proteção a determinados elementos nativos em detrimento da maioria (cooptação de lideranças), ao lado da imposição dos valores europeus sobre os tribais foram uma constante no relacionamento colonizador-colonizado. Acima de tudo, o racismo, que atingiu seu ponto mais elevado na África do Sul, com a política de segregação racial (apartheid), vigente até poucos anos.

Outro ponto de destaque é o conflito entre os países colonizadores. Tais conflitos, evoluindo contentemente, desdobraram-se em rivalidades, ressentimentos, formação de blocos de alianças contrárias, gerando uma clima bastante propício a uma luta de maiores proporções.

Mas, apesar dessas rivalidades internas, a Europa chegava, no princípio do século XX, a uma posição destaque no cenário mundial. Sua hegemonia se fazia sentir, ainda que a ascensão dos Estados Unidos e do Japão pudessem fazer-lhe alguma sombra. Indiscutivelmente, a Europa era a senhora do mundo e a Inglaterra a maior potência do planeta.

No reinado da rainha Vitória (1837-1901), a Inglaterra obteve o apogeu da política industrial e colonialista. Tornou-se a grande oficina do mundo, abastecendo os mercados mundiais com seus produtos industrializados. Internamente a ocorreu prosperidade industrial e comercial da burguesia inglesa, em um processo de concentração…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.