Humanismo e modernidade

Publicado em 09/08/2010

Humanismo e modernidade


Não seria necessário, falando ao final de um ciclo de palestras sobre o humanismo e sua crise, lembrar os diferentes sentidos e acepções que este termo tem adquirido através da história desde o fim da Idade Média e do Renascimento, que vão da redescoberta da herança filosófica clássica até a tradição do estudo das humanidades, tão central na constituição das universidades ocidentais. É possível falarmos, além deste humanismo filosófico e literário, em um "humanismo cultural", que é a inspiração da tradição racional, secular e empírica das ciências naturais, do direito e da ética do mundo contemporâneo. Todas estas tradições humanistas compartem o que chamamos hoje de antropocentrismo, ou seja, a noção de que o ser humano é, não só a fonte de todos os valores, mas também a grande força capaz de construir e ordenar o mundo, seja pelas manipulações palacianas de Maquiavel, no social e político, seja pela capacidade de transformar o caos dos eventos e percepções nas idéias claras e distintas que formam o universo cartesiano, no âmbito do natural.
Os humanistas não foram, necessariamente, inimigos das religiões, mas se recusavam a aceitar a idéia de um Deus onipotente, imprevisível e temperamental, cujos desígnios não conseguiriam entender. O Deus humanista, quando existe, é feito à imagem e semelhança do ser humano que, pelo uso da razão e do trabalho, pode compartir e participar do comando do destino do universo. Um outro componente central da tradição humanística é a idéia da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.