Humanismo e modernidade

Publicado em 09/08/2010

Quatro alternativas


Estas duas visões marcam os pontos extremos de um conjunto maior de possíveis perspectivas a respeito da relação ser humano - natureza. Em um extremo estão as duas grandes vertentes da tradição antropocêntrica e moderna, uma enfatizando o papel do planejamento, da intervenção do Estado e dos grandes complexos técnico-científicos, a outra a liberdade individual, a iniciativa privada e o jogo de interesses no mercado. Ambas compartem, cada uma a seu modo, a crença nos poderes da ciência e na tecnologia e na maleabilidade da natureza aos desígnios humanos. Para estes, não é que as questões ambientais não existam, mas elas tenderão a ser resolvidas naturalmente à medida em que seus custos se tornem mais evidentes. No outro extremo estão os que se alarmam com a eminência das catástrofes ambientais, e culpam não só as novas tecnologias, mas também a arrogância das grandes burocracias e dos mercados, por torná-las cada vez mais próximas e prováveis.
O meio termo, descrito de forma ampla pela noção de "desenvolvimento sustentável", supõe que a ciência pode e deve ser colocada a serviço de um relacionamento responsável entre o ser humano e a natureza. A atividade econômica deve continuar a se exercer com liberdade, mas governos e organizações da sociedade civil devem assumir o papel de estabelecer os limites do que pode ser feito, a partir dos conhecimentos gerados pela comunidade científica a respeito das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.