Historiografia da Resistência Escrava no Brasil

Publicado em 23/10/2004

Historiografia da Resistência Escrava no Brasil

Barbacena - Novembro de 2003


Há homens que tratam os seus escravos com humanidade, que nada lhes deixam faltar e pensam que a liberdade os exporia a mais privações. Que dizer disso? Digo que compreendem melhor os seus interesses. Eles têm também muito cuidado com os seus bois e os seus cavalos, a fim de tirarem mais proveito no mercado. Não são culpados como os que os maltratam, mas nem por isso deixam de usa-lo9s como mercadorias, privando-os do direito de serem senhores de si mesmos. (O livro dos escravos – livro 3, cap. 10)



Introdução:

O intuito deste trabalho é mostrar a historiografia da resistência escrava no Brasil sob a visão de diversos autores.

Retomaremos desde o autor mais combatido de todos: Gilberto Freyre, com seus erros e sua ousadia, abordando temas sobre os quais todos se calavam. Não apenas por causa dos seus equívocos, mas também devido às suas posições aristocráticas, Freyre terminou virando o espantalho de toda uma geração historiográfica. Ele praticamente não era lido nas Universidades. E quando se lia, era para mostrar seus erros e omissões, o racismo imanente a sua obra, a falta de rigor metodológico e um excessivo ensaísmo.

Passando pela década de 60, com a Escola Paulista, formada por Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso, Octavio Ianni, Emília Viotti da Costa e outros, que promoveram uma revisão no tema escravidão. Mostraremos também a contribuição dos chamados "brazilianistas", cujos estudos baseados em pesquisas exaustivas em arquivos brasileiros contribuíram e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.