História do Renascimento

Publicado em 04/10/2003

Essa importância do dinheiro a partir do fim do século XII constitui uma verdadeira revolução econômica: pense que há mais de oito séculos a terra era a única riqueza na Europa ocidental e a agricultura o único recurso. Esta revolução econômica: pense que há mais de oito séculos a terra era a única riqueza na Europa ocidental e a agricultura o único recurso. Esta revolução econômica fortaleceu, em detrimento da nobreza ligada à terra, a burguesia ligada ao dinheiro.

Inúmeros israelitas abandonam então o pequeno comércio ou o artesanato para se consagraram aos empréstimos sob penhora, exigindo altos juros. Afirma-se geralmente que essa especialização liga-se à sua qualidade de não-cristãos que lhes permitia escapar às condenações religiosas. Mas deve-se ver aí, também, a reação natural de uma minoria étnica que, protegida pelos soberanos mas ameaçada pelo povo, procura afirma-se através da procura de sólidas fortunas (L.Poliakov). Os judeus não possuem então o monopólio dessa prática; os emprestadores são também, nas cidades e nas zonas rurais, outros estrangeiros: lombardos, elementos de Cahors e sianeses. A partir dos aos 1200, em Paris, e sobretudo na Flandres, as palavras lombardos e cahorsinos designam indistintamente todos os emprestadores. As sucursais das companhias de Siena recrutam grande número de clientes entre os camponeses de Champagne e das cercanias de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.