Getúlio Vargas

Publicado em 25/05/2015

 

A Constituinte
Já se disse que, tomando as armas em julho de 1932, as elites paulistas estavam, na verdade, arrombando uma porta aberta, pois as eleições para a Constituinte haviam sido convocadas por Vargas alguns meses antes. Derrotados no campo de batalha, o Partido Republicano Paulista e o Partido Democrático estariam de volta em maio de 1933, dessa vez para obter uma retumbante vitória eleitoral em São Paulo.
Quanto a Getúlio, o grande vencedor da guerra paulista, continuava pressionado pelos tenentistas para adotar medidas mais profundas contra as oligarquias. Esse jogo de pressões criava um clima de permanente instabilidade para o governo provisório; era preciso, portanto, institucionalizar a Revolução, para neutralizar os “radicais”. Dessa forma, a Constituinte, insistentemente reivindicada pelas oligarquias, interessava também a Getúlio Vargas.
Promulgada em julho de 1934, a nova Constituição não faria senão revelar os impasses e contradições que a Revolução de 1930 deveria ter resolvido. Estaria, aliás, condenada ao esquecimento: três anos depois, um golpe de Estado levaria ao extremo seus aspectos autoritários e removeria, ao mesmo tempo, os antigos arroubos do tenentismo.

 

O Governo Constitucional (1934 -1937)
Em 1935, o Brasil tinha uma população estimada em 41,5 milhões de habitantes, 93% dos quais se concentravam nas regiões próximas ao litoral. País predominantemente rural, 60% dos brasileiros viviam no campo e 65% eram analfabetos. Milhões de pessoas padeciam de males típicos do subdesenvolvimento, com a desnutrição, a mortalidade infantil e a alta incidência de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.