Getúlio Vargas

Publicado em 25/05/2015

 

A Agricultura
Foi por compreender sua importância para a economia nacional, que Getúlio Vargas adotou uma política sistemática de proteção à cafeicultura. Em 1931, o governo deu início à compra e queima regular dos excedentes de safra, como parte de uma estratégia de sustentação de preços; em 1937, o banco do Brasil iniciava suas operações de crédito rural, com empréstimos limitados a seis meses; em 1941, o prazo desses financiamentos seria ampliado para um ano.
Em 1933, foi criado o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), marcando a intervenção estatal no setor. Para garantir uma certa estabilidade de preços aos fornecedores, o IAA estabeleceu cotas de cana que os usineiros, obrigatoriamente, deveriam comprar. O governo impedia que o usineiro produzisse integralmente a cana que ele industrializava, o que garantia a sobrevivência da decadente oligarquia dos senhores de engenho.
O único produto de exportação que realmente cresceu e se firmou na década de 1930 foi o algodão. Em São Paulo, com a crise do café, os fazendeiros voltaram-se para a cotonicultura. Em 1939 o país exportou mais de 300.000 toneladas de algodão, enquanto a indústria têxtil nacional absorvia outras 120.000 toneladas. Paralelamente, crescia a produção de gêneros destinados ao mercado interno, como feijão, arroz, trigo e milho. No período de 1939-1943, essas culturas passaram a representar 57% da produção agrícola brasileira, superando as lavouras de exportação.

 

A Indústria Nacional - As Pequenas Empresas.
Durante os anos da Grande Depressão, a queda nas exportações e a consequente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.