Getulio Vargas

Publicado em 22/04/2003

Se for eleito a 3 de outubro, no ato da posse, o povo subirá comigo as escadas do Catete. E comigo ficará no governo". Com propostas nacionalistas Getúlio volta novamente a presidência. Eleito com 48,7%, evidenciava a popularidade de Getúlio e o sucesso de sua campanha populista.

Com todas as forças populistas ao seu lado, Getúlio era praticamente imbatível. Em sua campanha prometia por em pratica a democracia brasileira. No plano social prometia fortalecer as leis de previdência. Nos Estados industrializados falava às massas operarias. Em MG procurava agradar a classe operaria, e no Nordeste fazia incansáveis promessas de acabar com a seca.

Assumiu o cargo em janeiro de 1951. A UDN tentou impedir a posse, mas não foi atendida.
Assim que deu início a seu segundo governo, procurou abordar os mais diversos problemas econômicos. No plano exterior preocupou-se em manter o balanço dos pagamentos. Em 1951 o Ministro da Fazenda anunciou um plano qüinqüenal, no valor de 1 bilhão de dólares para investir nos setores de industria transporte e energia.

Getúlio herdou do governo Dutra um saldo positivo na balança comercial, mas com a crescente importação de produtos da industria pesada, o aumento do consumo e dos preços internacionais dos combustíveis a balança passou a acusar um déficit. Em conseqüência o presidente adotou um sistema de taxas multiplas de cambio, a Sumoc.

Para o petróleo Getúlio queria uma solução técnica , mas as companhias internacionais passaram a ser alvo dos nacionalistas. Vargas nomeou então uma comissão técnica para estudar o problema. O resultado foi um relatório que mostrava a necessidade de impor controle sobre as remessas. Assim, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.