Feudalismo

Publicado em 22/04/2003

Feudalismo


1. Introdução

No final do Império Romano, como conseqüências das inúmeras guerras de conquista, várias regiões da Europa apresentam baixa densidade populacional e desenvolvimento urbano bastante pobre.

Essa situação favorece sensivelmente as mudanças sociais que vão sendo introduzidas pelas invasões germânicas do século V, e que alteram completamente o sistema de propriedade- comunal e estatal - característico da Antigüidade. É o feudalismo que vai se desenvolvendo pelo continente europeu, consolidando-se definitivamente ao término do Império Carolíngio (século X).


2. A formação do feudalismo

Europa Ocidental - Os germanos ocupam a Europa ocidental e para lá levam seus hábitos, costumes, leis.

O longo período entre os séculos V e IX é de transição entre o escravismo antigo e o feudalismo. Nesse período, o comércio, já decadente desde a crise do Império Romano do Ocidente, declina ainda mais. As cidades desaparecem ou reduzem suas atividades.

Apenas as cidades italianas, como Veneza e Gênova, mantêm o comércio a longa distância através do mar mediterrâneo. A economia é agrária, voltada para o consumo.

Oriente - No mediterrâneo oriental, o Império Romano do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.