Estruturas Sociais no Sistema Feudal

Publicado em 05/12/2003

ESTRUTUTAS SOCIAIS NO PERÍODO FEUDAL – Idade Média Condiçõe da Sociedade Romana: Escravista e Imperialista e sua Contradições


A crise do Império romano tornou-se clara a partir do século III. As razões dessa crise foram várias e, para entende-las melhor, precisamos rever algumas das características do mundo romano. A sociedade romana era escravista, isto é, baseava-se na exploração do trabalho escravo, esses escravos eram conseguidos através de guerras de conquistas. À medida que os romanos ampliavam os seus domínios, o abastecimento de escravos para a produção (agricultura, exploração dos recursos minerais, artesanato, etc.) estava garantido. Ao mesmo tempo, a utilização em larga escala do trabalho escravo as concentrações fundiárias fizeram com que os pequenos proprietários de terras e os camponeses ficassem sem condições de produzir. Muitos deles, diante da impossibilidade de sobreviver no campo, dirigiram-se para as cidades e formaram uma massa de ociosos que passou a depender do Estado. Considere-se ainda, que a manutenção das legiões também dependia dos recursos gerados por uma economia escravista, além daqueles decorrentes das pilhagens e tributos provenientes das províncias. Dessa maneira, a expansão imperialista não podia ser interrompida devido a necessidade contínua e crescente de novos recursos. O Império atingiu sua extensão máxima no século II.

No século III observa-se uma redução na extensão do Império.A contração das fronteiras era resultado da crise que havia instalado no interior da sociedade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.