ESCRITA E COMPUTADOR: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS DA MODERNIDADE OU PÓS-MODERNIDADE

Publicado em 27/11/2018

Tem significado particular para esta discussão uma frase de Habermas (1968: 24): "Só com e na linguagem se separam, para a consciência, o ser da consciência e o ser da natureza. O espírito, por assim dizer, desperta do seu sonho quando o reino das imagens se traduz para o reino dos nomes". Esta afirmação de Habermas vem a respaldar o que dissemos no início desta discussão. A apropriação da escrita é um momento de relevada significação tanto para a vida da criança, como para a vida de adultos não alfabetizados. Esta significação está centrada no fato de que nos tornamos capazes de perceber o mundo e a vida, com referenciais que antes não podiam existir, isto é, que estavam lá, mas não ao nosso alcance.

 

Vygotsky (1998) ao considerar que os sistemas simbólicos são como elementos intermediários entre o sujeito e o mundo, que estes passam a ser substitutos de objetos, que presentes na mente do homem, podem ser referendados sem que seja necessária presença real do objeto, não discorda de Habermas (1968), muito pelo contrário, observamos certa unidade no pensamento dos dois. Para este último, o símbolo tem função dupla quando usado para nomear coisas. A argumentação primeira é de que existe uma força na representação capaz de atualizar algo que não esteja presente ou quando "imediatamente dito, não está por si mesmo, mas no lugar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.