É o Voto do Cabresto um problema antigo, ou perdura até nossos dias?

Publicado em 22/04/2003

É o Voto do Cabresto um problema antigo, ou perdura até nossos dias?


Neste ano, exerceremos mais uma vez o direito de cidadania através do voto.

Poder votar em quem, a principio temos confiança, é apostar no político que tem menos chance de nos desapontar. No político que, a principio, irá melhorar as condições sociais, políticas e morais do cidadão brasileiro.

É de relevante importância que se discuta este assunto, em vista de que, elegeremos políticos que, ocupando diversos cargos, terão em suas mãos o destino do nosso país.

Desde o inicio, quando o cidadão começou a exercer o "direito", ou "obrigação" de votar, se constata a presença do "coronelismo, da política de favores e principalmente do voto de cabresto", de forma sutil, mas com raízes profundas, difíceis de serem cortadas.

O cidadão precisa conscientizar-se do voto, não se deixar seduzir por promessas ou por soluções imediatas, mas não permanentes, como as que se consegue na troca de favores.

Em virtude do coronelismo moderno, da troca de favores e do ainda existente voto de cabresto, pode-se chamar o comparecimento do cidadão às urnas, de exercício da cidadania, do "direito" de escolha? Ou trata-se apenas do cumprimento de uma formalidade, obrigação sob risco de penalidade financeira ou moral, onde as "cartas" já estão marcadas?

Para entendermos plenamente o que está envolvido no exercício do voto contemporâneo, necessitamos retroceder no tempo para examinarmos as raízes do coronelismo, da política de favores e do voto de cabresto.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.