Descolonização Afro-Asiática

Publicado em 01/08/2006

Descolonização Afro-Asiática


CONSIDERAÇÕES GERAIS

Convencionou-se chamar de Revolução Industrial as diversas inovações técnicas que se processaram na Europa durante o século XIX e que trouxeram mudanças consideráveis na estrutura de produção.

Na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra, promove a arrancada inicial desse novo processo industrial que durante o século XIX, expandirá para os outros países europeus, atingindo ainda, fora da Europa, EUA e Japão.

Esse fenômeno levou essas regiões a um grande desenvolvimento econômico, mas provocou também problemas, não tão graves, mas problemas que precisavam serem sanados:

  • A escassez de mercado consumidor e de matérias primas;
  • um excedente populacional e de capitais.

Visando dar cabo a esses empecilhos, os países europeus, capitaneados pela Inglaterra, só vê uma solução: Expandir territorialmente e incrementar a exploração das regiões de África e Ásia.

Durante todo o século XIX, essas duas regiões são disputadas e fatiadas entre os países industrializados, a Chamada partilha afro-asiático que didaticamente chamamos de Movimento imperialista ou Neocolonialismo.

Durante a segunda metade do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, os países europeus, principalmente, usam e abusam dessas regiões, explorando-as economicamente, surrupiando matérias primas, exportando indiscriminadamente seus produtos e impondo hábitos de consumo "civilizados" a esses povos.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.