Da África ao Quilombo

Publicado em 22/04/2003

Estando em péssimas condições, junto com a má alimentação e a falta de higiene logo surgiam as epidemias, como a de varíola, por exemplo, que devastavam até a metade desta população.

Na África já existia a escravidão, porém entre homens negros e às vezes da mesma etnia, numa cultura já conhecida para o escravo ou à qual facilmente ele se adaptava. As sub-regiões equatoriais são as que menos praticavam a escravidão, e é justamente daí que veio o maior número de escravos para o Brasil. Não havia na África a exploração de mão-de-obra servil tal como era organizada na América; até para africanos, senhores de escravos, a forma americana (transporte de mercadorias, navegação ou tarefas domésticas) era culturalmente chocante.


SER ESCRAVO

Ao chegar ao Brasil e ser desembarcado, o escravo negro era leiloado e às vezes ficava separado de sua família. O seu dono o levava para a senzala e era misturado com outros escravos de diferentes etnias por motivo de segurança, para evitar o entrosamento entre eles e assim impedir que fizessem planos. A senzala é uma construção simples feita para os escravos dormirem sobre palha ou em esteiras no chão, geralmente com roupas fracas e sem cobertores. Uma gripe evoluía ao ponto de se transformar em tuberculose ou em outras doenças que os matavam.

Os escravos que se rebelassem eram castigados com chicotadas, amarrados ao tronco…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.