Contos Proibidos do Marquês de Sade (Quills) de Philip Kaufman

Publicado em 22/04/2003

ANÁLISE DO FILME: "CONTOS PROIBIDOS DO MARQUÊS DE SADE" (QUILLS) de Philip Kaufman, EUA, 2000.


Contemporâneo da Revolução Francesa, o Marquês de Sade exerceu na prática o ideal de liberdade. Escrevendo sobre instinto, desejo, sexo e violência, tudo revestido pela latente hipocrisia dos costumes de uma burguesia que começava a tomar forma, o Marquês tornou-se fenômeno de vendas, mesmo que proibidas como o livro "Justine" que rompe as fronteiras do hospício Charenton, atiçando dessa forma, a ira do Imperador, na época Napoleão Bonaparte. E é a partir da primeira cena onde começa a relação de erotismo entre vítima e carrasco é belamente explicitada: prazer e guilhotina, sangue como energia vital.

Há também, a forma como a sociedade lidada com seus loucos na transição do século XVIII para o XIX, diga-se de passagem extremamente perturbadora, sem qualquer perspectiva real de recuperação dos doentes.

Narrador de sua própria história, o Marquês mistura fatos reais a personagens de uma vida insana onde a lucidez não ocupa espaço. Tudo começa, então, no sanatório de Charenton, um curioso exemplo de psiquiatria esclarecida, onde para expulsar seus demônios os pacientes pintavam, encenavam peças ou até escreviam. Assim justificava-se as penas do Marquês: escrita como recurso terapêutico, inevitável. Poderíamos imaginar de se tratar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.