Brasil Colonial: Comércio.

Publicado em 07/05/2010

Para entender este emaranhado de relações econômicas e mercantilistas se fará necessário para fins pedagógicos delimitarmos cortes epistemológicos, objetivando uma melhor forma de compreensão deste comércio.

Em primeiro lugar se faz necessário explicar que, apesar do comércio externo ser essencialmente marítimo e ter por fim atender a metrópole, este embora em uma parcela insignificante também era dotado de movimentações comerciais por terra3. Onde podemos citar a região sul com a prática do contrabando do gado platino que chegava ao rio grande – principalmente as bestas muares. Outra localidade que se fazia possível certo contrabando vultoso era o rio Amazonas que levava as províncias peruanas de Mainas, Quinchas e Macas, além de pontos de comércio criado no alto Rio Negro4.

 

2.1.1. Importador.

O comércio importador tinha por finalidade abastecer a colônia de bens de consumo ou produtos industrializados necessários – alguns diriam indispensáveis – ao funcionamento da “máquina exportadora colonial”5.

Diante destes fins, aqui mencionado, partiremos para os produtos de fato comercializados:

“Constitui-se a importação, além de alguns gêneros alimentícios de luxo, como o vinho, o azeite de oliva e outros; do sal, gênero estancado, [...]; e, sobretudo de manufaturas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.