As Relações de Vassalagem no Império Carolíngio

Publicado em 22/10/2005

O imperialismo romano e as sucessivas guerras civis internas contribuíram para a ampliação da estrutura de sua organização militar; além de fortalecer a burocratização administrativa de seu Estado, onde as constantes lutas pelo poder abriram espaços para a corrupção, descontrole político e a conseqüente deterioração de valores tradicionais arraigados em sua sociedade.

A partir do terceiro século da era cristã, o Império Romano começa a enfrentar um período marcado pela anarquia militar, visto que suas legiões de soldados colocavam e retiravam vários imperadores, em conformidade com seus interesses imediatos. Em contrapartida, essas legiões, por gozarem de grande prestígio, além de força política, apoiavam de forma irrestrita seus generais. Estes tomavam posse (embora por um curto período de tempo) de regiões situadas nas províncias.Tais fatos contribuíram para o agravamento da situação, conforme o texto que se segue:

A estabilidade política degenera rapidamente ao mesmo tempo em que a estabilidade monetária. Nos caóticos cinqüenta anos entre 235 e 284 houve nada menos que 20 imperadores, 18 dos quais tiveram morte violenta, um esteve cativo no exterior e outro foi vítima da peste – tudo isso, expressivas demonstrações dos tempos. As guerras civis e as usurpações eram virtualmente ininterruptas, de Máximo Trácio a Diocleciano. Estas eram combinadas com uma devastadora seqüência de invasões estrangeiras e ataques ao longo das fronteiras, penetrando o interior. (...) - Entre 235 e 284 -, a sociedade romana pareceu entrar em colapso.

A partir desse momento, Roma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.