As Filosofias Especulativas da História

Publicado em 22/04/2003

As Filosofias Especulativas da História

Porto Alegre, 25 de junho de 2002


Introdução

As filosofias especulativas da história chamaram a atenção dos historiadores e dos filósofos, pois seu caráter auto confirmador e irrefutável levou a uma série de questionamentos sobre as idéias que apresentavam. Jacques Bossuet (1627-1704) com a teoria do direito divino dos reis, afirmava que a história era vontade de deus, representado pelo rei. G.W.F. Hegel considerava a razão o absoluto que dirige o mundo. Karl Marx concentrou seu estudo na economia e não na razão, como Hegel, numa sociedade sem classes ao invés de em deus e na revolução ao invés de na lógica. Comte apresentou sua lei dos três estados, nela os homens tentavam compreender os fenômenos de três modos. Inicialmente, procuravam uma explicação teológica (sobrenatural), depois uma explicação metafísica (abstrata) e, finalmente uma explicação positiva, que se origina do exame objetivo dos próprios fenômenos. Comte dizia que os estudiosos deviam preocupar-se somente com os fenômenos que tivessem uma existência positiva, objetiva. Essa crença é a base do positivismo. Após este auge do século XIX há um renascimento no século XX com as grandes sínteses de Spengler com sua obra A decadência do Ocidente e Toymbee com A study of History.

Os críticas, principalmente de Thompsom e Febvre constituem documentos que mostram como a história e suas teorias procuram evoluir como ciência . Demonstram as falhas e absurdos dos filósofos especuladores,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.