A Segregação Racial Imposta ao Negro, Brasileiro da Escravatura aos dias Atuais

Publicado em 11/06/2010

Algumas dessas culturas deixaram sua marca indelível na face cultural brasileira; outras conservam intacto todo um sistema de pensamento simbólico, de teologia e cosmologia. Nenhuma das expressões culturais se rendeu passiva ou facilmente à tentativa, sutil ou violenta, da destruição colonizadora.

 

3.2. O negro e o trabalho

Entre as principais discriminações sofridas pelos negros no mercado de trabalho, nota-se ainda o acesso ao emprego ou seja a contratação do negro com carteira registrada, uma vez que muitas empresas com bons salários e benefícios não contratam negros ou, quando o fazem, são para postos menos qualificados e com menores remunerações.

A mulher negra desde a época da escravatura sempre foi condicionada ao papel secundário, onde numa sociedade predominantemente patriarcal, teve um outro componente que a tornou mais discriminada ainda: “a sua cor”. Duplamente rejeitada, a mulher negra sempre apareceu como a “empregada doméstica, lavadeira, cozinheira”, enfim, realizando os serviços típicos da escravidão. Da ama-de-leite, da menina de recado, da mulher que o branco da Casa-Grande usava quando queria, da cozinheira de forno e fogão, mais de cem anos separa a atual mulher negra daquelas senzala. No entanto, pode-se perceber, que praticamente quase nada mudou; nem poderia mudar, uma vez que não se modificaram os modos e os meios de produção.

Os negros e negras brasileiros…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.