A Segregação Racial Imposta ao Negro, Brasileiro da Escravatura aos dias Atuais

Publicado em 11/06/2010

Submetendo-se a essas pressões, D. Pedro I declarou extinto em 1826, o tráfico de escravos entre o Brasil e a África. Declaração “para inglês ver”, já que o comércio continuou a se desenvolver como se nada tivesse acontecido. Por muito tempo ainda africanos foram comercializados no país, mas a preços tão elevados que, com o passar dos anos, os senhores não tiveram outra alternativa senão deixar de comprá-los.

Cinco anos depois, diante de uma situação política insustentável no plano internacional, o governo brasileiro viu-se obrigado a aprovar a Lei Eusébio de Queiroz, que proibiu a importação de escravos da África. E dessa vez o governo mostrou-se disposto a cumprir a lei.

Conforme cita Arbex Jr. (2002, p. 64) , a Lei Eusébio de Queiroz foi sem dúvida um golpe de morte no regime escravista. Cortados legalmente os vínculos com a fonte de escravos, restava aos proprietários contar com a reprodução de cativos, servir-se do mercado paralelo, abastecido via contrabando, ou recorrer ao mercado interno, no qual, a preços exorbitantes, era possível comprar escravos de regiões produtoras em declínio, (caso típico do Nordeste, quando a produção açucareira entrou em crise).

Anda segundo o mesmo autor, para tornar as coisas ainda mais complicadas, dezenas de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.