A Segregação Racial Imposta ao Negro, Brasileiro da Escravatura aos dias Atuais

Publicado em 11/06/2010

Diante disso, é fácil imaginar como estes ex-senhores e suas famílias se sentiam ameaçados por aquelas levas de negros que vagavam livremente pelo campo fora de qualquer controle da polícia ou do governo.

Depois de fugirem das fazendas, os negros procuravam viver como pessoas livres. Alguns se reuniam em grupos e se escondiam nas matas, saqueando vilas e cidades em busca de mantimentos. Outros negros permaneciam nas proximidades das fazendas, exigindo a carta de alforria e o direito de receber salário pelo trabalho. Muitos ameaçavam seus ex-senhores, rondando as propriedades e, às vezes, invadindo-as para obter suas exigências.

Essas rebeliões foram fundamentais para os negros conquistarem a liberdade completa. Afinal, até 1887, os fazendeiros ainda defendiam a idéia de que, emancipados, os ex-escravos deveriam trabalhar durante algum tempo para os ex-senhores e morar durante certo período no mesmo domicílio.

Mas as fugas das fazendas em todo o país chegou a tal ponto que, em janeiro de 1988, tornou-se impossível manter a escravidão em qualquer grau. Era o que mais tarde, Rui Barbosa chamaria “o não querer dos cativos”. Muitos fazendeiros declararam a abolição da escravatura, por conta própria, enquanto aos político restou apenas encontrar um meio de extinguí-la sem provocar mais desordens.

Assim, diante de tais circunstâncias, os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.