A Segregação Racial Imposta ao Negro, Brasileiro da Escravatura aos dias Atuais

Publicado em 11/06/2010

2.2 Os movimentos abolicionistas e as revoltas dos negros.

O movimento abolicionista, cujo maior líder foi o advogado e parlamentar pernambucano Joaquim Nabuco, admitia a inevitabilidade do final da escravidão e até associava ao escravismo uma série de males da economia nacional, além de reconhecer a desumanidade da escravização de pessoas.

Na capital do Império, José de Alencar, Martins Pena, Arthur de Azevedo, Urbano Duarte e Nabuco de Araújo, assim como Paulo Eiró e outros, em São Paulo, criticavam a escravidão, correndo o país com suas peças teatrais abolicionistas. Em todos os locais, o público vibrava e aplaudia os discursos feitos no palco ou mesmo dos camarotes, após o espetáculo. Como os teatros eram muito populares nos principais centros urbanos da época, o apoio dos artistas foi bastante significativo para a campanha abolicionista. (MARANHÃO, 1999, p. 72)

Entretanto, observa-se, que mesmo entre os movimentos mais empenhados na abolição, havia uma grande preocupação de que tudo se fizesse dentro da lei, pois se temia que o abolicionismo motivasse uma explosão revolucionária dos negros contra os brancos. Daí a insistência na emancipação gradual dos cativos, ou seja, a abolição da escravatura deveria ser lenta, feita aos poucos em etapas,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.