A Segregação Racial Imposta ao Negro, Brasileiro da Escravatura aos dias Atuais

Publicado em 11/06/2010

Algumas sinhazinhas quando simpatizava com alguma escrava, criava-a desde pequena, ensinava-lhe a ler, a escrever, a bordar e até a tocar piano, tornando-as em verdadeiras damas de companhias. Muitos senhores se engraçavam pelas escravas negrinhas ainda tenras na idade, estrupando-as e gerando filhos bastardos, onde podemos observar o início da miscigenação da nossa raça. (LOPES, 2000, p. 125)

Segundo Freire, (2004, p. 560) existe uma notável diferença entre o negro escravo do nordeste e o negro do Rio de Janeiro no século XIX.

No Rio de Janeiro, os negros carregadores concorriam em seus serviços de rua com as patas de resistentes mulas e de pachorrentos “bois de chuvas”. Esses negros eram os carregadores de palanquins com animais de transporte de pessoas e cargas, senhores, vigários, capitais, baronesas, pianos de cauda, sofás de jacarandá e barris com excrementos dos sobrados. Carregavam às costas, barris de água dos chafarizes para as casas.

Freire ainda cita que havia também para o transporte de pessoas ou de fardos, os chamados negros de ganho; petralhões munidos sempre de rodilhas e às vezes vestidos só de tangas, prontos a acudirem aos chamados de quem quisesse se utilizar de seus serviços, como os carregadores de café, que carregavam pesos absurdos.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.