A Participação do Brasil nas Duas Guerras Mundiais

Publicado em 12/10/2006

(General Mark Clark, Comandante do 25º Grupo de Exército).

Criada em 9 de agosto de 1943, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) era integrada pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE) e respectivos apoios, somando cerca de 25.000 homens. Foi designada para operar no Teatro de Operações onde ocorriam as maiores baixas dentre as divisões de infantaria aliadas, a Itália.

Houve a necessidade de se retirar 8 divisões aliadas da Itália para que pudessem ser empregadas em outras frentes, como na França e na Grécia. Desta forma coube à 1ª DIE e à 10ª Divisão de Montanha americana impedir o retraimento de forças nazistas para outros Teatros.

Sem contar com o adestramento adequado, o destacamento brasileiro teve que enfrentar um inimigo experimentado e posicionado defensivamente nos Apeninos, abrangendo uma frente de 18 km.

Nos meses finais de 1944, cumprindo seu papel no Plano de Operações aliado, a 1ª DIE realizou ataques ao sólido esquema defensivo alemão em Monte Castelo, mas não obteve êxito inicial, o que terminou com a esperança aliada de conseguir chegar a Bolonha antes do natal.

Somente em 21 de fevereiro de 1945, contando com o apoio aéreo prestado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça brasileiro, as tropas brasileiras conseguiram conquistar Monte Castelo, o que abriu caminho para expulsar o inimigo do Vale do Reno.

A partir de 19 de abril, a ofensiva aliada prosseguiu até o Vale do Rio Pó, sucedendo as vitórias em Collechio e Fornovo, culminando com o cerco e conseqüente rendição de toda a 148ª Divisão de Infantaria alemã, com seu Comandante, General Otto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.