A Mulher na Idade Média

Publicado em 16/10/2009

Em um estudo a respeito dos marginalizados no Ocidente Medieval, o importante medievalista francês Jacques Lê Goff incluiu as mulheres na categoria dos "desprezados", quer dizer, daquelas pessoas até certo ponto integradas, mas mal aceitas ou vítimas de preconceitos. Com efeito, não se pode afirmar que tenham sido marginalizadas. Sendo responsáveis pela reprodução biológica da família, encontravam-se enquadradas em seus respectivos grupos sociais, desempenhando seu papel na reprodução da ordem social. Não obstante, eram menosprezadas.

Não tendo sido marginalizadas ou segregadas em razão do sexo, algumas o foram por pertencerem a grupos mal enquadrados ou rechaçados em bloco pela sociedade dominante, como os judeus, os muçulmanos e os hereges, de ambos os sexos, assim como os portadores de certas doenças (leprosos), os que apresentavam comportamentos anormais (suicidas, loucos) e aqueles considerados estrangeiros (mendigos e errantes) na comunidade, sempre malvistos e postos à margem.

Quanto ao momento a partir do qual se pode falar em um processo de exclusão de minorias, os historiadores têm apontado o século XIII como o divisor de águas da história do ostracismo medieval. Os representantes da Igreja Católica e dos governos municipais definiram, classificaram e tomaram medidas de exclusão contra diversas categorias de pessoas consideradas perniciosas para a Cristandade, entre as quais as hereges, as bruxas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.