A História da Violência em Belo Horizonte

Publicado em 13/11/2005

A criminalidade violenta produz também vítimas indiretas, que encontram nas taxas criminais, em conversas e nos meios de comunicação bases para o cálculo subjetivo de probabilidades de vitimização (PAIXÃO & ANDRADE, 1993, p. 118). Essa percepção, por sua vez acaba alimentando o sistema de insegurança. Esse processo, é possível que disjunções entre a incidência de criminalidade violenta e a leitura que o cidadão fazem dessa incidência gerem distorções no processo do "cálculo de probabilidade de vitimização", exacerbando o sentimento de insegurança e acirrando os padrões de conduta defensiva. Nesse contexto, estudos para identificar padrões de comportamento, atitudes, valores e normas culturais em relação às percepções sobre a criminalidade violenta oferencem uma grande contribuição para a compreensão do fenômeno da violência urbana. Pesquisas de campo de natureza quantitativa, (surveys) abordando comportamentos e percepções trazem à tona uma série de processos, geralmente não presentes nas estatísticas oficiais sobre a criminalidade violenta.

Nesse sentido, é digno de nota o trabalho de Paixão e Beato (1997) que, a partir dos dados da PNAD de 1998, explora as motivações para as pessoasnão registrarem os crimes nos quais foram vítimas. O estudo de Cardia (2000) é mais abrangente, explorando outras dimensões da criminalidade violenta, através de um survey realizado em 10 capitais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.