A História da Violência em Belo Horizonte

Publicado em 13/11/2005

A formulação de indicadores para subsidiar o planejamento urbano tem sua origem na crescente preocupação por parte de instituições, governos e organismos internacionais com as condições de vida das populações em aglomerados urbanos. O aprofundamento do processo de exclusão social, pobreza e violência urbana, aliados aos grandes problemas de habitação, transporte, infra-estrutura e acesso a serviços, bem como a degradação ambiental crescente nas cidades provocadas pelos impactos decorrentes do processo de urbanização, colocam em cheque a sustentabilidade do desenvolvimento humano (CORRÊA, 1997). Assim, em especial a partir da década de 70, intensificaram-se os encontros e eventos promovidos por organizações internacionais, que buscando desenvolver propostas de soluções para os problemas comuns, definiram como proprietários os estudos relativos à concentração da população em áreas urbanas.

Nesse contexto, uma das preocupações centrais, tanto no campo dos estudos ambientais quanto sociais, refere-se a formulação de instrumentos para orientar organismos governamentais na definição de políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em especial, observa-se, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano em 1972, o aprofundamento da discussão em torno da necessidade da formulação de "indicadores urbanos" que sirvam de subsídio ao planejamento no processo de tomada de decisões e, ao mesmo tempo, sejam úteis ao monitoramento da qualidade de vida nas cidades. A partir da divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano (PROGRAMA DAS…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.