a crise moral do brasileiro na ditadura

Publicado em 27/08/2010

1.1 - A autocensura

A censura imposta aos meios de comunicação brasileiros nos dezessete anos de regime militar sofreu variações, entre censura prévia (na qual os censores atuavam em tempo real) e autocensura ( realizada pelos produtores da informação). A censura prévia entrou em vigor em 12 de março de 1973 e foi abolida em janeiro de 1975. (Kucinski, 1996: p. 47)
A autocensura já bastava para manter um retórica democrática condizente com o regime militar assim, não mais havia necessidade de manter um censor nos meios de comunicação.
Certamente os jornais, TV, rádios, teatros, editoras, entre outros, sofriam enormes prejuízos econômicos com a censura prévia, portanto a autocensura evitava posteriores cortes.
... tentando advinhas as idiossincrasias do sistema, jornalistas, editores e donos de jornais esmeravam-se na autocensura, no controle antecipado e voluntário da informação. (Kucinski, 2002: p. 536)
O medo de perder o emprego, ser torturado e sofrer conseqüências inimagináveis por uma reportagem que contradissesse o regime fez com que os jornalistas que permaneceram nas redações dos grandes e pequenos jornais do Brasil ignorassem as atrocidades que aconteciam nos porões da ditadura.
No processo social de construção da notícia passaram a utilizar mecanismos baseados no poder econômico, no poder da publicidade, da barragem das fontes oficiais e da dominação ideológica (Chomsky & Herman apud Kucinski, p.538).
Assim, a autocensura implica em um processo extremamente complexo, pois o produtor cultural pode estar se autocensurando para poder passar informações ou uma adesão às autoridades, neste último caso passando a colaborador do pode…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.