A Conversão do Império Romano do Ocidente

Publicado em 22/04/2003

A influência da Igreja alcançava todas as mentes na Europa. A capacidade de influenciar as pessoas é uma espécie de poder, pois pode dizer o que é certo ou errado, ao que se submeter e ao que se subverter; prova disso é a necessidade que teve Carlos Magno de ser coroado pelo Papa Leão III, no ano de 800, pois isto era o símbolo de legitimação que ele precisava para governar, para ser visto como um rei aprovado por Deus. Tornavam-se então a Igreja e o Estado as duas faces de uma mesma moeda, pois o Estado estava nas mãos da Igreja e esta precisava da ajuda dos reis para continuar existindo. Nisso "os reis bárbaros passam a considerar os bispados como simples oficinas reais, dispondo deles a seu arbítrio, com desprezo aos cânones; sua eleição nem sempre é inteligente e ocorre às vezes que recompensem com uma mitra serviços que nada têm de eclesiásticos". Tal era a intimidade dos reis com o clero que os reis é que escolhiam os novos bispos; se deixando influenciar por questões políticas, transformavam os clérigos em verdadeiros funcionários públicos.

Nos séculos VI e VII os príncipes fazem doações de terras para a Igreja, bem como de tesouros, e seu exemplo é copiado pelos grandes. Estas terras se tornam aos poucos livres de impostos e de obrigações públicas, e ainda são consideradas território neutro e não passam por problemas de ordem militar, privilégios que favoreceram em muito a prosperidade econômica dos bispos. A instituição religiosa acabou então se entrelaçando com o Estado.

A FÉ PARA OS INTELECTUAIS

Quando o cristianismo era proibido e mesmo assim continuava…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.