A Conversão do Império Romano do Ocidente

Publicado em 22/04/2003

Esse feito, heróica demonstração de fé, deve ter feito toda Cesareia repensar a sua opinião a respeito do deus cristão. Porém não devemos nos prender a chavões como o de que o cristianismo era perseguido incessantemente até o Édito de Milão; estas perseguições se davam de tempos em tempos quando, por exemplo, o imperador achasse necessário aumentar o seu prestígio.

O imperador romano portava também o título de Augustus, ou seja, era o líder de todas as religiões, de todos os povos dominados por Roma. A tolerância religiosa existia, mas esperava-se que os dominados aos poucos se convertessem à religião romana, ou ao menos reconhecessem a divindade do imperador. O cristianismo foi no sentido contrário das expectativas do Império, ele se recusava a aceitar um outro deus, e isto era um verdadeiro afronte à imagem do imperador. Os cristãos não só teimavam em permanecerem firmes em sua fé, como também eram capazes de converterem pagãos.

A CONSOLIDAÇÃO DA VITÓRIA

Segundo Gibbon, as cinco causas que parecem ter favorecido e ajudado a desenvolver o cristianismo são:

1) o zelo inflexível dos cristãos da religião primitiva, mas que foi purificado pelo espírito do judaísmo que abraçou as leis de Moises;

2) a doutrina de um futuro, fortificada por todas as circunstâncias secundárias que podiam dar uma força de persuasão a esta importante verdade;

3) os milagres atribuídos à igreja primitiva;

4) a moral pura dos cristãos;

5) a união e a disciplina da comunidade cristã, que formava praticamente um Estado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.