A Cidade e seus Arredores

Publicado em 22/04/2003

Chegada ao Rio de Janeiro
A Cidade e seus Arredores


CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE O TEXTO

CONHECIMENTO DA LÍNGUA POR PARTE DO VIAJANTE
   ->Segundo uma nota de pé de página, o autor não conheceu a língua portuguesa suficientemente bem (p.48).

MOLÉSTIA
   ->O viajante veio ao Brasil debilitado por uma moléstia que causava sensibilidade na epiderme e irritação do sistema nervoso. Devido a esta moléstia, que impediu sua permanência na cidade do Rio de Janeiro por muito tempo, o viajante considerou sua impressão sobre a cidade e seus arredores superficial.

ÉPOCA DO ANO QUE DESEMBARCOU NO RIO
   ->Consideramos, através de seus relatos sobre as frutas, que o viajante chegou ao Rio num Domingo entre o final do verão e início do outono. Segundo ele, todas as frutas que ele teve acesso - fora a laranja e a banana - têm épocas certas de colheita. Ele cita o abacaxi, a melancia, a manga e os limões-doces, frutas típicas de períodos quentes, assim que ele desembarca no Rio.



ESTRUTURA URBANÍSTICA DA CIDADE

CALOR
   ->O autor se contradiz em algumas partes do texto como a questão do calor. No início, caracteriza o sol num contexto de beleza e se mostra eufórico com as belezas naturais do Rio de Janeiro. No entanto, ao desembarcar no Rio, o viajante, demonstra sua irritação com o calor que parece piorar nas ruas estreitas que compunham o Centro da cidade.

ARQUITETURA E JARDINS DO RIO DE JANEIRO
   ->Uma contradição do autor é em relação a arquitetura do Rio de Janeiro. No início, o viajante se propõe a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.