A Arte Brasileira Representada Através de Sua História

Publicado em 11/06/2010

 

3.3. A imprensa

O trabalho de doutrinação e os artigos favoráveis a serem publicados ficaram por conta de Sérgio Buarque de Holanda, Sérgio Milliet, que escrevia para jornais franceses. Oswald e Mário de Andrade, com suas colunas no Jornal do Comércio e A Gazeta, e, é claro, Menotti Del Picchia, o ufanista Hélios do Correio Paulistano.

O segundo dia do festival no dia 15, causou fortes emoções. A imprensa transcreveu o discurso de Graça Aranha, bem como a carta de Guiomar Novais relatada pelo jornalista Oliveira Castro da Gazeta em 1922, protestando o contra o cunho “bastante exclusivista e intolerante” do primeiro sarau para com as correntes das quais se confessava intérprete e admiradora.

Senti-me sinceramente contristado com a pública exibição de peças satíricas, alusivas à música de Chopin, reclamava, para então ressalvar: “admiro e respeito todas as grandes manifestações de arte, independentemente das escolas a que elas se filiem, e é de acordo com esse meu modo de pensar que acedendo ao convite que me foi feito, tomarei parte num dos festivais.(CASTRO, 1999).

“Talentos desvairados”, era a manchete estampada em 15 de fevereiro de 1922 “n’ A Cigarra”, que dava a medida de sarcasmo em torno do “acontecimento mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.